Uma das mais acirradas disputas dos últimos tempos
Como substituir um ícone?
Após 12 anos de administração DEM-César Maia,estamos vivenciando uma das mais disputadas eleições da história desta cidade.
O que vemos é uma eleição disputada palmo a palmo e marcada por muita indefinição,durante todo sua duração.
O fato é que,substituir a figura do César é algo difícil de ser superado por todos os candidatos,- foi para a candidata do DEM,Solange Amaral-,e tem sido também,para os demais candidatos.
César Maia,além de político hábil e experiente,talvez o mais bem sucedido de todos os discípulos de Brizola,é também uma figura mítica na política nacional e principalmente local.
Seus adversários,não estão preparados para compor um cenário político,que durante tanto tempo,foi ocupado por ele com suas "manias",idéias e obras.Este item,talvez o que mais tenha marcado sua administração.
Nas obras,César pôde,imprimir uma marca muito especial no cenário carioca,transformando uma cidade que a anos não via grandes obras,passou por várias transformações,sob a batuta do César Maia.Rio Cidade I,II e III;as obras do Pan,a linha amarela,a cidade do samba e a contestada Cidade da Música.
Poderíamos ter tido um Guggenheim também,mas nesse caso,a contestação pública(retrógrada?)impediu que a idéia,tornar-se obra.A região do Cais do Porto,tão falada nas rodas,que sempre repetem o mesmo lema- revitalizar a região do cais-,até hoje não conseguiu a revitalização buscada.
Bilbao,onde havia a mesma necessidade de revitalização,o Guggenheim trouxe o oxigênio que a cidade tanto buscava.Hoje Bilbao é um centro cultural,econômico e tecnológico atuante no contexto espanhol.
O que se espera dos próximos governantes cariocas,é que tenham uma visão de longo prazo e de estadista.Pois a continuidade dos programas iniciados pela administração DEM-César Maia,são realizações que em muitos casos,transformarão profundamente a cidade,inclusive psicolágicamente.Com o programa Disque Solidão,um sucesso,contrariando os críticos e trazendo a tona,uma triste realidade que é a solidão na velhice.
César Maia,se despede da Prefeitura,em breve,mas seu legado estará em toda a cidade e na História.
Nenhum comentário:
Postar um comentário